quinta-feira, 21 de novembro de 2013

12 melhores capas de vinil

     Quem viveu em algumas décadas passadas conhece bastante o tão admirado disco de vinil. Para quem não conhece, ele é aquele "CD" maior, normalmente preto, com vários riscos redondos que se bota em um toca-discos enorme com uma agulha.
     Foi ele, durante anos, o divertimento de muitos jovens pelo mundo. É conhecido e adorado até hoje por muitos roqueiros de todas as idades.
     Sim, a música é o principal elemento em um disco de vinil, contudo não tem como falar de vinis sem falar das belas e loucas imagens nas capas, então resolvi fazer uma lista com as 12 melhores capas.
     Não leve em consideração o conteúdo musical nem a relevância dos artistas, está é uma lista que elege melhores artes em capas, e não melhores artistas ou disco. Também não é uma seleção comum, é pessoal.

     Como poderíamos começar esta lista com outro disco, apresento-lhes o Abbey Road. É o penúltimo disco da banda britânica The Beatles, considerada uma das maiores influências do rock de todos os tempos.
     Caracteriza os integrantes do grupo caminhando pela faixa de pedestres que se tornou a mais famosa do mundo, que se localiza em frente a gravadora com o mesmo nome, que fica na rua de Londres com também o mesmo nome.
     Possui 17 canções.


     Quem não conhece o jovem Spencer Elden? Pode nunca ter ouvido falar nele, mas com certeza já o viu na capa do disco Nevermind, da banda liderada por Kurt Kobain, Nirvana.
     A épica imagem descreve um bebê nu nadando em busca de uma nota de um dólar e já conquistou muitas sátiras no mundo artístico, principalmente da animação The Simpsons.
     É responsável por alguns dos maiores sucessos da banda como Smells Like Teen Spirit e Come As You Are.
     Totalizando 12 poderosas canções.

      Simples e inesquecível, é o que podemos dizer da capa do disco The Dark Side Of The Moon, da banda britânica Pink Floyd. O disco foi produzido na gravadora Abbey Road Studios, a mesma que produziu o primeiro disco da lista.
      A imagem é nada mais que um raio de luz atravessando um prisma e se transformando em arco-íris. Causadora de muitas polêmicas religiosas não se deixa abalar e traz 10 músicas com um som totalmente diferente e moderno para a época.
     Terceiro lugar para nosso disco colorido.


     Bem vindo à fama, Ramones. O primeiro álbum foi um estouro e traz temas polêmicos como uso de drogas, violência e prostituição.
Os cabeludos de roupa colada  estão encostados em um muro com "caras e bocas" da época.
     Muitos ao verem isso vão se perguntar porquê botei esse disco como quarto lugar, bom eu explico. Enquanto todos pensavam em capas com significados, Ramones mostrava que queria ser diferente e mostrar o comum, suas caras de nojo, roupas de pessoas "sem vida" e uma realidade punk.


     Por que não o primeiro? Desculpa comentar isso, mas na minha opinião essa capa é extremamente brega, mas não vem ao caso, mesmo brega ela tem uma elaboração artística considerável.
Parabéns aos Beatles por voltar do primeiro ao quinto lugar. Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band é o oitavo álbum da banda e o mais influenciável no mundo musical.
     13 incríveis músicas com arranjos instrumentais de alta qualidade. Nesse momento John Lenonn cria polêmica com a frase " Os Beatles são mais populares que Jesus Cristo" enfim...


    Não muito conhecido "Very 'eavy... Very 'umble" é o primeiro álbum lançado pelo grupo também pouco conhecido de origem inglesa Uriah Heep.
    Coloquei ele nessa lista pelo fato de, na minha opinião, ser uma das mais geniais capas do rock progressivo dos anos 70. Na capa uma múmia provavelmente em decomposição, com espécies de teias, e o que mais chama a atenção é a oca aberta que provavelmente simboliza algum tipo de espanto na hora da morte. A assustadora capa ganha nosso sexto lugar.


     Antes do Harry Potter, quando se falava em raio no rosto era impossível pensar em outra pessoa que não fosse o ícone gay David Bowie. Pois é, com o disco Aladdin Sane ele atravessou barreiras artísticas e até deu uns beijinhos no Mick Jagger, mas isso não vem ao caso.
     Esse seria o que pode se dizer um disco que fez sucesso pela capa, pois nenhuma musica dele fez grande sucesso como em outros discos do astro. Palmas para nosso astro e muito sucesso para ele e muita pegação também!


     Estranho, dramático e inteligente. Três adjetivos que caracterizam muito bem a arte do álbum Houses Of The Holy da banda britânica Led Zeppelin.
     É o quinto álbum da banda e responsável por alguns dos sucessos. A capa do disco representa criaturas perdidas, em busca da "casa do sagrado" onde o sagrado é a sabedoria.
     As concões foram produzidas com ótimas técnicas de som e a turnê do disco foi gravada, gerando até  filme. Recebeu 11 discos de platina e outros vários prêmios.


     Sexy sem ser vulgar, esse é o disco Sticky Fingers da banda inglesa The Rolling Stones. Uma capa inteligente que atrai a atenção e curiosidade de todos, seja mulheres ou homens, que se abre um zíper e encontra a cueca de um homem.
     A foto traz a polêmica de um pênis relativamente ereto preso a calça jeans, muitos pensaram que fosse Mick Jagger, mas fotógrafos dizem que haviam vários modelos no momento e Jagger não estava.
     O disco traz 10 ótimas músicas, e foi a principal inspiração para o disco Like a Prayer da cantora pop Madonna.


     Sexy sendo vulgar. LOVEHUNTER, não há muito o que dizer desse disco da banda britânica Whitesnake super apelativo e vulgar.
     Traz na capa uma mulher totalmente nua sentada em uma cobra, que caracteriza o momento do sexo em que a mulher senta no pênis do homem.
    10 faixas ótimas, com letras eróticas contudo muito bem feitas, e quatro faixas bônus.
     Seja safado, explicito e apelativo, mas não podemos negar que é uma ótima imagem impactante e teria que estar aqui. 10ª posição.



     Olha o Bowie de novo. Diamond Dogs, a intenção era um filme, mas por falta de direitos autorais foi lançado o disco mesmo.
     A arte do álbum conta com principalmente a imagem de um animal matade cachorro e metade Bowie, penso eu que ele tentou fazer uma ligação entre o mundo animal racional e o irracional.
     O disco possui 11 faixas, incluindo "Rebel Rebel" um dos maiores sucessos do astro. Incluindo 2 faixas bônus. Parabéns pro nosso cão gato que fica na nossa 11ª posição.

     Por fim, mas nenhum pouco menos importante nossa diva e poderosa Madonna. True Blue é o terceiro álbum da diva, e traz uma das fotos mais comentadas e divulgadas da cantora.
     A capa traz Madonna em uma posição sexy com um efeito esfumaçado que dá o tom de cor da época e, claro, com alguns tons de azul para demonstrar o título da obra.
     Responsável por 9 músicas de sucesso foi o disco que abriu as portas do enorme sucesso mundial que hoje representa nossa eterna rainha do pop. Parabéns Madonna.


Guilherme Moyser

Nenhum comentário:

Postar um comentário